terça-feira, 9 de julho de 2013

O que é a Pressoterapia?


A grande preocupação para a maioria das mulheres é eliminar, ou atenuar, a aparência da celulite.
O sistema linfático é um dos responsáveis pela drenagem dos fluídos dos espaços intersticiais para a corrente sanguínea. Assim sendo, quando por algum motivo esta circulação está comprometida,  a formação de edemas é inevitável. O edema nas pernas (“inchaço”) é responsável pela sensação de peso e cansaço nos membros inferiores e potencia também a formação de celulite.
Um dos tratamentos que pode estar ajudando nestes inconvenientes é a PRESSOTERAPIA. 
E o que seria isso? 
A pressoterapia é a seguinte: é um aparelho que realiza drenagem linfática mecânica  de maneira suave, por compressão mecânica controlada e compartimentada.  
Mas como? 
A cliente entra dentro das botas e da faixa abdominal próprias para a drenagem, a profissional regula os parâmetros de acordo com o objetivo a se alcançar. Em um primeiro momento o aparelho realiza um pré-enchimento de todos os compartimentos, mantém por alguns segundos para realizar a abertura dos gânglios linfático, e desinfla novamente. Para a drenagem as botas vão encher de maneira sequencial, primeiramente na região dos pés e panturrilha, mantém por alguns segundos até iniciar o enchimento na região do joelho e coxa, mantém novamente por alguns segundos até ocorrer o enchimento da região dos glúteos e abdômen. Esse processo se repete por 30 mim. 
O resultado é uma melhora significante no fluxo sanguíneo e linfático, ajudando a acelerar o metabolismo e aliviar a retenção de líquidos.  
Este tipo de tratamento pode ser incluído como complemento ou manutenção dos tratamentos  para celulite e gordura localizada. Há também muitas pessoas que optam pela pressoterapia apenas por uma questão de relaxamento puro, devido ao facto de ser um tratamento muito reconfortante. 
  
Quantas sessões são precisas?

Não existem limites de sessões. Podem ser realizadas sessões sempre que seja necessário. Ou seja, este tipo de tratamento pode ser incluído como complemento ou manutenção dos tratamentos  para celulite e gordura localizada. Há também muitas pessoas que optam pela pressoterapia apenas por uma questão de relaxamento puro, devido ao facto de ser um tratamento muito reconfortante.   

Principais indicações: 
Prevenção e tratamento da celulite e gordura localizada; Retenção de líquido; Stress; Gestantes; Pré e pós-operatório de cirurgia plástica e lipoaspiração; Para aliviar os sintomas da TPM.
  
A Pressoterapia está desaconselhada na presença de: 
 Tromboflebites ou Linfangite; Insuficiência renal; Insuficiência cardíaca descompensada; Processos inflamatórios agudos. Eczemas agudos na região a tratar. 

Aqui na estética temos vária opções deste tratamento, por exemplo:
Plataforma Vibratória + Pressoterapia na mesma sessão.
Dreno massagem: Massagem modeladora + Pressoterapia.
Ou sessões individuais.

Bibliografia consultada: 
Reabilitar 2006, 31(8):11-17.
Estética e Cirurgia Plástica. Tratamento no pré e pós-operatória.







Nenhum comentário:

Postar um comentário